{Aprovado no TRT/PR, Arlindo Cavalaro (Uberlândia/MG) afirma: "Encontrei no GEMT o sustento para minha aprovação".

Arlindo Cavalaro escreveu:}

Amigo, meu fiel amigo Davi e demais amigos de batalha!

Primeiramente quero pedir desculpas pelo inadmissível atraso no envio de meu depoimento. Alguns fatores justificam-me. Além das tarefas normais em atender às solicitações da comissão do concurso para fins de posse dos aprovados, tive que me dedicar ao fechamento do bimestre na faculdade que leciono, pois não podia deixar meus queridos alunos na mão.

Começo meu depoimento dizendo: é maravilhoso alcançar um sonho tão alto. Um sonho que no início parecia tão distante, tão difícil, tão inalcançável.

Até agora “não caiu a ficha”. Estou como disse minha querida sogra “em estado de graça”. Estou vislumbrando tudo o que passei para chegar até aqui, a fidelidade de Deus nesse período e o desafio do porvir.

Percebo hoje que realmente é possível alcançar o sonho comum de todos os membros dessa família maravilhosa, o Grupo de Estudo para Magistratura do Trabalho.

Nesse Grupo, ou melhor, nessa família, encontrei o sustento para minha determinação, pois a cada aprovação, a cada depoimento, percebia que estava no meio dos vencedores.

Acreditava que da mesma forma que meus amigos do grupo passavam no concurso eu também poderia passar.

O resultado é que no próximo dia 18 serei empossado no cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da 9ª Região. Deus seja louvado por isso!

é bom saber que não foi necessário corrupção, apadrinhamento, favoritismos e nenhum outro artifício ilegítimo e imoral, mas apenas Fé em Deus, perseverança, humildade e muita dedicação para vencer todos os obstáculos além do apoio dos amigos e escudeiros que Deus coloca ao nosso lado nessa árdua jornada.

Deus abençoe meu querido amigo Marco Aurélio (juiz colaborador) que me indicou ao grupo, que acreditou em mim, que me apoiou nesse tempo dispondo inclusive de dois dias inteiros para simular a condição da prova oral. Não tenho palavras para agradecê-lo. Só posso dizer-lhe que continuarei a corrente que ele iniciou no sentido de procurar apoiar aqueles que ainda não obtiveram aprovação.

Também não posso deixar de agradecer meu amigo Davi que me adotou como irmão e me apoiou em todos os aspectos nesse período. Não mediu esforços para me ajudar. Davi!!! Só Deus para recompensar-te. Obrigado! Obrigado! Obrigado!

Meu amigo Franqlei (participante do GEMT) que se dispôs a deixar todos os afazeres particulares para estar comigo me auxiliando em Curitiba em um dos momentos mais difíceis de minha vida, a preparação do ponto para prova oral. Impressionante como me apoiou ajudando-me a estudar, ficando até de madrugada comigo e acordando às 05 horas para continuar a me ajudar. Obrigado Franqlei! Com certeza a tua hora vai chegar.

Não posso deixar de mencionar meus agradecimentos aos amigos Paulo Gonçalves e Vanderson Pereira, irmãos de batalha, que incondicionalmente me auxiliaram, inclusive no aspecto financeiro, pois estava sem condições de viajar para fazer a segunda fase e se dispuseram a custear minhas despesas. Deus os abençoe. Não tenho dúvida, serão os próximos juízes colaboradores ou Procuradores do Trabalho do GEMT.

Aos amigos que enviaram dicas e materiais para estudo do meu ponto. Obrigado Luiz Otávio – BH, Claudia Soares, Alexandre Salgado, Adenilson, Nilcéa, Ana Karina Mathias, Aline Cosin, Adriana, Alvino, Paulo Veloso e Daniele Freitas. Senti-me realmente em família pela bateria de ajuda que chegou até mim.

Quero honrar também minha amada esposa que acreditou nesse projeto, sofreu junto comigo, apoiou-me incondicionalmente e que, com certeza, tem todo mérito dessa vitória. Aos meus filhos também agradeço, pois, quantas vezes não pude brincar com eles, jogar vídeo game, dar uma volta de bicicleta ou simplesmente ficar assistindo Discovery kids. Amo minha família e depois de Deus é o mais importante para mim. O desejo de proporcionar-lhes um futuro melhor impulsionava-me a continuar firme e inabalável no propósito. Obrigado, Ana Carolina Lassi Cavalaro, Pedro Henrique Lassi Cavalaro e Nicolas Lassi Cavallaro. Meus filhos contam hoje com 06 e 02 anos, respectivamente.

Digo a todos os amigos que é válido o esforço. Depois que se obtém a aprovação a sensação é que não foi tão difícil assim, pois o sabor e a alegria da vitória suplantam toda dor, angústia, desespero e dificuldades vividas no período de estudo e dedicação ao concurso.

Sempre tomei alguns versículos bíblicos como apoio, Cito alguns: “Viste a um homem perito em sua obra? Perante reis será posto e não entre a plebe.” Ou ainda: “se projetas alguma coisa, ser-te-á firme e a luz brilhará em teus caminhos.” E mais outro: “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o ama”.

Nesse período o que me sustentou verdadeiramente foi Deus. Tenho certeza e plena convicção disso. Vislumbrei e vivenciei o cuidado de nosso Criador em detalhes nesse período e pude contemplar Sua ação no momento da prova oral. Amigos! Confesso-vos, passei os piores momentos da minha vida desde o dia anterior à prova. Nunca senti tanta pressão no peito e na cabeça. Achava que ia explodir ou sofrer um infarto. Mas, no momento em que coloquei os meus pés no plenário, onde se realizava a prova, toda angústia, ansiedade, pressão e medo deram lugar a uma tranqüilidade sobrenatural. Respondi todas as perguntas com muita calma e Graça de Deus. Não tem como não acreditar em Deus e no Seu propósito.

Tenho certeza que foi Graças a Deus que consegui, pois sei que existiam pessoas nesse concurso que estavam mais bem preparadas do que eu. Então, longe de mim toda arrogância e prepotência e altivez em achar que Deus não teve nada a ver com isso.

Amigos! Tomei algumas posições nesse período. Primeiro, não olhei donde vim mas para onde queria chegar. Minha história não apontava para esse atual futuro. Segundo, sabia que estava indo a um lugar que não tinha retorno. Ao me decidir ser juiz do trabalho a palavra desistir foi retirada do meu vocabulário. Terceiro, não tive medo de vencer dificuldades e nesse item quero gastar algumas palavras.

Obtive aprovação no 16º concurso. Foram diversas reprovações em primeiras fases até conseguir chegar na segunda que também resultaram em diversas reprovações. Tive que vencer um grande vilão chamado ansiedade e desestabilidade emocional. Cheguei até mesmo a passar mal na prova de sentença do TRT-MG ficando conhecido como o candidato que vomitou em frente a enfermaria... Quer horror!!! Pois é! Aconteceu.

Certa vez, quando fazia prova de segunda fase comecei a sentir-me mal (puramente emocional), pedi para ir ao banheiro e em desespero pensava comigo: “será que não vou conseguir vencer isso?” --- Terrível lidar com as emoções pois fogem ao nosso controle. Todavia, nem mesmo minhas próprias dificuldades interiores fizeram-me desistir. Passei a investir em livros de auto ajuda. Deus salve Augusto Cury com suas brilhantes palavras escritas em seus livros (Exemplo: superando o cárcere das emoções).

Amigos! Sou testemunho vivo de que é possível vencer. Não tenho estrela na testa. Não há toques de mágica. Basta apenas não desistir, continuar estudando, detectar falhas, melhorar, aperfeiçoar, treinar etc.

O GEMT é, sem dúvida, poderosa arma em nossas mãos. Permite o treino, o aperfeiçoamento, o encontro, o auxílio mútuo, a vida em grupo e o apoio necessário para vencer.

Acredito em propósito de Deus e, hoje, entendo que ao nosso amigo Davi foi confiado o grande ministério de auxiliar pessoas na realização de sonhos. Minha oração é no sentido de que Davi seja um homem muito próspero, muito rico e receba porção dobrada de sabedoria e entendimento, pois abdicou de sua própria carreira como juiz do trabalho para dedicar-se a um projeto maior.

Deus continue te abençoando Davi!

Agora amigos, resta-me pensar no futuro. Buscar a aproximação do ideal de justiça. Servir àqueles que têm fome e sede de justiça. Foi para isso que estudei e me preparei. Não estou nem um pouco a fim de brincar de ser Juiz do Trabalho. Quero, ao contrário, ter a sabedoria e discernimento necessários ao cumprimento desse mister pois acredito que toda autoridade é constituída por Deus e não quero decepcioná-lo.

Desejo a todos sucesso.

Muito obrigado e contem comigo.

Forte abraço a todos.

Arlindo Cavalaro Neto

Notícias Anteriores

14/04/2008 - TRT/23: Agente de saúde tem negado pedido de indenização por ausência de ligação entre doença de pele e atividade desenvolvida...
A Segunda Turma do TRT de Mato Grosso manteve na íntegra sentença que negou todos os pedidos a uma ex-agente de saúde em ação proposta contra o Município de Sinop e a Associação dos Agentes de Saúde, dentre os quais indenização por danos morais. ...

14/04/2008 - Serviços de corretagem constituem fato gerador da contribuição previdenciária ...
A Primeira Seção, ao julgar o recurso especial (519.260-RJ), em que se discutia a legitimidade da cobrança de contribuição previdenciária sobre as comissões pagas pelas seguradoras aos corretores de seguro, concluiu que o caso é de intermediação en...

14/04/2008 - Tribunal exclui condenação do Estado ao pagamento de honorários advocatícios para a Defensoria Pública ...
STJ exclui condenação do Estado ao pagamento de honorários advocatícios para a Defensoria Pública O Superior Tribunal de Justiça (STJ) excluiu a condenação do Estado do Mato Grosso do Sul ao pagamento de honorários advocatícios para a Defensoria ...

14/04/2008 - STJ concede indenização por dano material a portador de LER ...
Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reformou acórdão do Tribunal de Alçada de Minas Gerais para determinar o pagamento de indenização por danos materiais a um portador de doença profissional. O tribunal mineiro con...

14/04/2008 - Cooperativa é impedida de fornecer mão-de-obra rural irregularmente...
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) deferiu o pedido formulado em recurso do Ministério Público do Trabalho na ação civil pública contra a Cooperativa de Trabalho dos Trabalhadores Autônomos de Araraquara e Região (Coopers...

14/04/2008 - MPT aciona Petrobras por terceirização ilegal...
O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública contra a Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás por manter contratos de terceirização para prestação de serviço em segurança patrimonial, em detrimento à contratação de candidatos aprovados...

14/04/2008 - INSS propõe reclamação contra juiz de Rondônia que mandou multar procurador federal ...
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajuizou a Reclamação (RCL) 5941, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra decisão do juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Vilhena (RO) que, ao condenar o INSS a pagar benefícios ...

14/04/2008 - Lançado edital para concurso público do STF ...
O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou hoje (11) o edital com as regras para a realização do concurso público para provimento dos cargos de analista judiciário e técnico judiciário do quadro de pessoal do Tribunal. O documento está disponível no...

14/04/2008 - Esfaqueado em expediente: Justiça considera acidente de trabalho ...
Ao negar provimento ao recurso de uma empresa de vigilância, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação ao pagamento de indenização a um ex-empregado, agredido a facadas durante o expediente. O vigilante, contrat...

14/04/2008 - Gestante tem estabilidade após o parto mesmo com a morte da criança ...
Não há perda da estabilidade da gestante devido ao falecimento de seu filho. Os legisladores nada previram sobre isso, nem condicionaram a estabilidade ao nascimento com vida da criança. Esse entendimento, da ministra Kátia Magalhães Arruda, fo...

14/04/2008 - Obrigação de pagar pensão por acidente de trabalho cessa com a morte natural da vítima ...
A indenização por acidente de trabalho paga mensalmente como complemento de salário ao empregado é parcela personalíssima que não pode ser estendida aos sucessores no caso de morte do titular do direito. A questão foi decidida, por maioria, pela Te...

14/04/2008 - Aquaviários que atuam na hidrovia Tietê-Paraná têm direitos resguardados...
A juíza do Trabalho Maria Angélica Mineto Pires, da Vara do Trabalho de Botucatu (SP), concedeu liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Bauru, representado pelo procurador do Trabalho Marcus Vinícius Gonçalve...

14/04/2008 - Ação do MPT obriga Embasa a realizar concurso público...
O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública contra a Empresa Baiana de águas e Saneamento S/A (Embasa) por terceirizar mão-de-obra para a prestação de serviços ligados à sua atividade-fim. A Justiça do Trabalho julgou procedente ...

14/04/2008 - Prefeitura se obriga a oferecer condições e ambientes de trabalho adequados...
A Prefeitura do Município de Presidente Médici (RO) firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho por meio do qual se obrigou a adotar uma série de medidas para adequar as condições e o ambiente de trabalho...

14/04/2008 - Palestra inicia atividades do núcleo que vai investigar irregularidades em usinas no MS...
Os procuradores do Trabalho que compõem o Núcleo de Enfrentamento das Irregularidades Trabalhistas e Sociais nas Atividades Sucroalcooleiras no Estado de Mato Grosso do Sul realizaram, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, a...

Proudly designed with Oxygen, the world's best visual website design software
SuperNova Concursos @ AtomTI
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram