{Em um dos mais emocionantes depoimentos da história do GEMT, nova Juíza Sofia Lima Dutra (Belém/PA) afirma: “Ninguém sabe tudo”.}
{*Participante de Belém foi aprovada no exame oral do TRT/15 e participou de todos os simulados, rodadas e intensivos de sentença do GEMT
**Confirmando tese do coordenador divulgada no “Podcast”, estudiosa paraense foi aprovada em 4 provas seguidas de segunda fase (TRT 15, TRT 21, TRT 6 e TRT 23)
Sofia escreveu:}
Oi, Davi,
este sem dúvida é o melhor email que te envio neste um 1 ano e meio de participação no GEMT.
Entrei para o grupo em fevereiro de 2009, após 2 anos de formada, época em que iniciei meus estudos para o concurso da magistratura do trabalho.
Na 1ª vez em que fiz um simulado aqui, acertei apenas 3 questões. De imediato, vi que estava distante dos demais colegas e que precisava estudar muito para ter alguma chance.
Todavia, me dediquei integralmente para este grupo, pois não tem sorte, nem acaso, mas determinação. Passei um ano ininterrupto participando dos simulados de 1ª fase. Fiz todos os que foram disponibilizados no site por ocasião da maratona. Deixei de fazê-los apenas nos últimos meses, quando passei para o exame oral.
Da mesma forma, acompanhei semanalmente as rodadas, muitas delas participando ativamente. Este foi o único grupo virtual do qual participei e foi no GEMT que desenvolvi habilidade para redigir questões de 2ª fase.
Demorou algum tempo para que eu tivesse minha 1ª resposta publicada, mas persisti. O aprendizado aqui foi fundamental. Foi desse modo que durante esse período obtive 4 aprovações sucessivas na 2ª fase (TRT 15, TRT 21, TRT 6 e TRT 23).
Na verdade, não há etapa deste concurso que não possa ser superada com muito treino. E é isso que o GEMT nos proporciona. Ademais, os debates aqui travados e as questões formuladas são de um nível impressionante. É um verdadeiro norte para os estudos.
Participei também de 2 intensivos para a 3ª fase, nos quais o prazo exíguo estipulado pelo Davi para a entrega da sentença foi essencial para conseguir diminuir o tempo de resolução para 4 horas. Fiz o intensivo para o TRT 2 quando sequer tinha sido aprovada para a sentença daquele tribunal. Posteriormente, fiz também o intensivo para o TRT 15.
Entendo que o estudo deve ser concomitante para todas as fases. Como sempre estudei sentença, tive êxito logo na primeira vez em que cheguei nesta fase, pois, quando fui aprovada para a 3ª fase de Campinas, já havia resolvido inúmeras provas ao longo de quase um ano. Não tenho dúvida de que foi um diferencial, o que resultou ainda na minha aprovação na sentença do TRT6.
Se eu puder deixar algo de positivo aos colegas, que seja o estímulo para que se dediquem ao grupo. Ninguém sabe tudo, então essa troca de conhecimento viabilizada pelo GEMT é fundamental nesta preparação.
Além disso, tenham fé e acreditem verdadeiramente no resultado positivo. Deus só reserva o que há de melhor pra nós! Quando reprovei na 2ª fase do TRT 2, com famigerados 5,5, o único consolo dos amigos era de que aquela não era a minha hora, tampouco o meu lugar. Era isso mesmo, pois os desígnios divinos me levariam à 15ª Região! E eu não poderia estar mais feliz! Esta era a minha hora e o meu lugar!
Nesta mesma época, tinha sido aprovada para a 2ª fase do MPT. Algumas pessoas me aconselharam a deixar a magistratura de lado e de focar para aquele concurso, pois lá seriam muitos os aprovados, bem como se trata de uma excelente carreira. Seria uma loucura abrir mão de uma fase mais avançada para estudar para a 1ª etapa em Campinas, com muitos inscritos e nota de corte elevada. Entretanto, meu objetivo era ser juíza do trabalho. Resolvi seguir meu sonho e me dediquei exclusivamente para a 15ª região.
Hoje olho para trás e agradeço a Deus por esta decisão. É necessário definir desde logo qual a carreira que se pretende seguir, pois estudar para várias ao mesmo tempo torna tudo mais difícil.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus, realizador desta grande benção! Graças a Ele fui inserida em uma família fantástica, que me apoiou de forma excepcional. Concurso público é um projeto de vida e sozinho não se chega a lugar algum.
Agradeço à minha Santa Rita de Cássia, presente sobre a minha carteira de prova em cada fase deste concurso. Sempre soube que não estava sozinha naquele plenário!
Agradeço aos amigos que conquistei nesta caminhada e que tanto torceram por mim e arrefeceram os momentos de tensão. Peço a Deus que em breve vocês possam também obter a tão sonhada aprovação! Fabi Ferreira, agradeço profundamente pelo material enviado por você e nossos amigos nas “24 horas”.
Obrigada Deus, por eu ter sido aprovada em um concurso com pessoas que buscaram, além do êxito individual, a concretização do bem comum. Alegria maior foi ser aprovada juntamente com as queridas amigas Andressa Weber, MLúcia Morando e Vanessinha Villanova (irmãzinha gêmea rsrsrs).
Obrigada Davi, por todas as oportunidades colocadas a nossa disposição, por ter me recebido de braços abertos no início dos meus estudos, pelas palavras de incentivo destinadas a mim e de poder dividir com todo o grupo esta alegria. O GEMT é especial!
Por fim, dedico essa conquista à minha mãe, Zuíla Dutra. Deus permita que eu seja uma Juíza do Trabalho iluminada como ela! Dedico, ainda, à minha querida filha, Júlia! Tão especial, tão pequena, mas soube compreender como gente grande as dificuldades deste concurso.
Fica minha sincera torcida por vocês, integrantes do GEMT. Perseverem! O caminho é difícil, é verdade, mas é o que abrilhanta a vitória!
Fraterno abraço a todos,
Sofia.